top of page

Desporto

 

  O ciclismo nasce para Alcobaça em 1990, graças à iniciativa de dois antigos ciclistas da cidade em realizar uma prova com ciclistas profissionais na sua terra. Iniciativa esta que foi concretizada e com sucesso, graças a uma comissão das festas de S. Bernardo dinamizadora que em conjunto com a câmara de Alcobaça pôs esta iniciativa em marcha. 1º Circuito de Ciclismo de S. Bernardo foi o nome dado a essa prova que se realiza todos os anos, indo na 25ª Edição de Ciclismo de S. Bernardo.

A partir daqui o ciclismo (em geral) foi-se desenvolvendo na cidade, criando-se um clube de Ciclismo desportivo que anos mais tarde se agregou a outra colectividade desportiva. Em Janeiro de 2003 surge um clube exclusivamente vocacionado para a modalidade de Ciclismo, Alcobaça Clube de Ciclismo.

 

​

Alcobaça Clube de Ciclismo

​

  Iniciou-se com os escalões sub-23, dando o salto para o escalão profissional muito rapidamente. Nos profissionais as coisas não correram como desejado (uma equipa profissional custa cerca de meio milhão de euros por ano) e em 2007 voltaram as suas atenções para aquilo que consideram ser a sua vocação: ciclismo de formação e organizar eventos de ciclismo.

 

 

Ciclismo de formação:

     

    - Atletas dos 5 aos 18 anos.

 

   Proporciona aos jovens a prática desportiva querendo acima de tudo que eles se sintam felizes a praticar a modalidade. Dando todas as      condições para os jovens que ambicionam vingar na modalidade assim como para aqueles que queiram simplesmente praticar o ciclismo.

 

 

Êxitos na formação:

 

  • Ruben Guerreiro  - Um atleta que fez a sua formação no clube e hoje em dia está numa equipa Americana.

  • Rafael Reis - Ciclista do ano 2016 em Portugal - Passou pela formação do clube.

  • Pedro Lopes – em Abril de 2012 iniciou a sua formação no escalão de Juvenil. E hoje em dia é um dos jovens mais promissores de

                                Portugal.

​

 

Organizador de eventos de ciclismo:

​

  Clube dinamizador do ciclismo ao organizar provas de ciclismo, por iniciativa própria, proporcionando aos jovens ciclistas a competição. Quer aos jovens das suas equipas quer aos jovens de outras, que nessas provas participam. Procurando sempre também acolher algumas provas nacionais, contribuindo para ajudar no futuro da modalidade.

 

 

Provas de iniciativa local:

 

bottom of page